Tenha um coração misericordioso

Postado por Igreja Batista da Lagoinha - Pedro Leopoldo às 08:37
A importância de estender as mãos aos que precisam



O fundamento bíblico
Somos atraídos a mostrar misericórdia aos cristãos porque vemos Cristo neles, e somos levados a mostrar misericórdia aos incrédulos porque queremos ver Cristo neles. Em Gálatas 6.10 está escrito: “Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, e especialmente para aqueles que são da família da fé”.

Ministérios da misericórdia para os fiéis
Consideremos dois ensinamentos de Jesus. Primeiro, o ensino de Mateus 25.31-46, sobre o grande julgamento. No versículo 46 está escrito: “E irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”. A diferença entre esses dois grupos de pessoas se concentra em Jesus, como eles trataram seus irmãos, os seus discípulos. Isto está relacionado com o ministério de misericórdia, no qual a maioria está concentrada nos centros urbanos do mundo: “Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era peregrino [refugiado] e você me acolheu, eu estava nu e me vestistes, eu estava doente e visitastes-me, estive na prisão e fostes ver-me”. (Mt 25.35-36) No versículo 40 de Mateus 25 aprendemos como estender as mãos a Jesus: “Em verdade vos digo que, como você fez isso com um dos menores dos meus irmãos, você fez isso comigo”. Em Mateus 12.49-50, lemos: “E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, irmã e mãe”. Jesus também disse em Mateus 25.40 que é preciso fazer ministérios de misericórdia para o menor dos irmãos e sempre que o fizermos ao menor dos pequeninos estaremos fazendo a Ele. Em outras palavras, Jesus diz que os verdadeiros cristãos fazem ministérios de misericórdia para, também, os irmãos da fé. E essa é uma das principais formas de se mostrar o Cristianismo e derrubar as investidas do inferno. Em Tiago 2.15-17 está escrito que “se um irmão ou irmã está mal vestido e com falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: ‘[um discípulo!] Vá em paz, ser aquecida e cheia ‘, sem lhes dar as coisas necessárias para o corpo, que bem há nessa atitude? Assim também a fé por si só, se não tiver obras, é morta”.

Ministérios da Misericórdia para os incrédulos
Então não devemos ter misericórdia para com os incrédulos? Jesus disse que se amássemos somente os que nos amam, se fizéssemos o bem àqueles que nos fazem o bem, não seremos diferentes dos incrédulos. Devemos mostrar misericórdia para com todos os que sofrem. Em Lucas 6.27 Jesus diz: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos maldizem, orai por aqueles que abusam de você. E como você gostaria que outros fizessem a você, faça isso para eles. Se amais os que vos amam, que benefício é para você? Também os pecadores amam aqueles que os amam. E se você fizer o bem para aqueles que fazem bem para você, o benefício é que para você? Também os pecadores fazem o mesmo. Mas amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nada em troca, e sua recompensa será grande e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. (Lc 6.27-28, 31-33, 35-36)

Conclusão
Se nós somos uma Igreja verdadeira, se somos verdadeiros discípulos de Jesus, devemos mostrar misericórdia às pessoas que sofrem justamente por não serem cristãs. Elas verão ao nosso Pai Celestial quando demonstrarmos amor a elas, isto é fazendo-lhes o bem. Esta pode não ser uma tarefa fácil, mas Cristo nunca disse que seria fácil. Ele simplesmente disse: “Amarás o teu próximo como a si mesmo”. (Mt 19.19) Ele morreu e ressuscitou para cobrir todos os nossos pecados e tornar possível o socorro e a misericórdia, então use sempre a suas duas mãos, estendendo-as.

:: Por Pr. Vladimir Ribeiro.
Entre em contato com ele e fale sobre este assunto: (31) 8445-2910.
Para mais informações sobre o Corpo Diaconal da Lagoinha, ligue para o Pr. Omar: (31) 8793-2050 – ou na Secretaria – (31) 3429-9478.
Fonte: Jornal Atos Hoje.

0 comentários: